Blog

Ux Design – Aplicativo focado nos Clientes

12 maio 2016

featured27

Você já pensou por que um aplicativo, apesar de atender às necessidades básicas do negócio, pode não atingir a satisfação de seus usuários finais? Mesmo que os requisitos sejam bem especificados e as regras de negócio identificadas e implementadas, com o tempo, o aspecto e a facilidade de uso tornaram-se fundamentais para que os apps consigam obter sucesso junto ao mercado ou aos usuários internos de uma organização. Isto representa a força do design. Mas, até que ponto o design influencia no desempenho de um aplicativo? Vamos entender melhor.

Estamos na era do fenômeno UX design

UX design é a disciplina que permite observar os clientes nos mínimos detalhes - como usuários de produtos e serviços reais. De acordo com o instituto de pesquisa Gartner, a experiência do usuário ou User Experience (UX) é um componente cada vez mais crítico da força competitiva. O que antes era limitado ao projeto Web, agora lidera a inovação no desenvolvimento de produtos, estratégia de clientes e até mesmo na transformação do negócio. UX é uma fonte de vantagem comercial.

O foco no cliente é vital para obter sucesso em seus negócios e para isso é preciso conhecer o consumidor, saber o que ele precisa. O cliente espera que você o surpreenda,  supere as experiências projetadas em torno de suas necessidades reais, de forma a não se limitar a uma simples automação de processos.

É pensando desta forma que os aplicativos precisam ser concebidos, atendendo às elevadas expectativas voltadas para a experiência do cliente. Por isso, o design é o fator mais importante no desenvolvimento de aplicativos. Tudo deve ser bastante controlado e planejado, desde as cores até a fonte das letras.

Ux Design como referência de empresas

Um grande representante do design chama-se Steve Jobs. É evidente a sua paixão pela área e ele fazia questão de contemplá-la em suas obras, independente de tratar-se de um componente não visível aos olhos de qualquer um. O seu trabalho intenso de valorização do UX design transformou a Apple em uma empresa gigante de tecnologias inovadoras. Ele planejava cada detalhe do produto, pois sempre acreditou que importar-se com os detalhes refina o trabalho e ajuda a alcançar resultados excelentes.

Foco no Design: planejando os detalhes do aplicativo

design é um processo interativo e está em andamento no universo do desenvolvimento de aplicativos. Na verdade, a questão é que não importa se você gosta ou não do design do seu aplicativo, o que você precisa é concluir qual a melhor forma para o seu usuário final utilizá-lo.

Por exemplo, ao disponibilizar um gráfico em seu app, mesmo que a sua seleção de cores gere um resultado lindíssimo, é preciso avaliar a possibilidade de causar fadiga ocular ao usuário. Muitas vezes, é preciso conhecer as preferências ou antagonismos regionais. Por exemplo, no Brasil, algumas cores são associadas fortemente com partidos políticos ou times de futebol.

O ideal é que, no processo de desenvolvimento, a equipe esteja em plena sintonia e execute todas as etapas do ciclo de design. Utilização de técnicas como prototipação - preferencialmente de forma navegável para que seja vislumbrada a experiência de navegação - e uso de wireframemockupstoryboard, são cruciais para realizar um trabalho prévio, validando a aplicação antes de se ter gastos com a implementação de um produto que não atenderá as necessidades. 

Estamos vivendo uma era digital e o desafio é fazer parte de um ambiente como se tivesse, naturalmente, nascido dentro dele. Este fenômeno digital, que valoriza significativamente UX design, faz com que as organizações participem de uma competição acirrada em seus segmentos, tentando se destacar com soluções tecnológicas inovadoras que propiciem uma experiência que o usuário jamais tenha imaginado. 

Você se importa com o design de seus produtos? Conte pra gente pelos comentários e confira quais as ferramentas lhe ajudam no processo de desenho do seu app.

 

Os comentários estão desativados.