As empresas estão percebendo a importância cada vez maior dos aplicativos para os seus negócios e os benefícios que eles podem gerar para seus clientes e colaboradores. Isto é o que mostra uma pesquisa realizada pela Red Hat, uma companhia fornecedora de soluções de software de código aberto. Segundo ela, o volume de investimentos voltados para o desenvolvimento de aplicativo mobile aumentará drasticamente em 2016.
Mas muitas organizações que investem nessa empreitada acabam ficando frustradas, principalmente porque os clientes e colaboradores não estão utilizando o app desenvolvido. Isto acaba levando a aplicação mobile ao fracasso e fazendo com que todos os recursos investidos sejam perdidos. Mas o fracasso de um app não ocorre à toa. Abaixo, listamos algumas razões pelas quais o seu aplicativo pode não ter sucesso. Conheça-as:
3 razões para um aplicativo mobile ser um fracasso
1. Ele não atende às necessidades dos usuários
Para ser um sucesso, um aplicativo mobile precisa, primeiramente, possuir um propósito e atender às necessidades de seus usuários. Como exemplo de apps que cumprem o seu objetivo com maestria, podemos citar o Google Drive, que pode ser utilizado tanto para o compartilhamento como para o armazenamento de dados na nuvem, e o Trello, que auxilia no controle e gerenciamento das atividades e processos do ambiente empresarial.
Mas para descobrir quais são as necessidades de seus colaboradores e clientes, os responsáveis pela criação do aplicativo devem usar todo o conhecimento que a empresa tem sobre eles, fazer algumas suposições e identificar e analisar as melhores funcionalidades. Somente assim eles poderão criar um app que realmente supra as carências de seus usuários.
2. Ele não possui uma interface intuitiva
A primeira experiência que o usuário tem com o aplicativo irá determinar se ele continuará utilizando-o ou não. Se a experiência for satisfatória, o cliente ou colaborador permanecerá usando o app e mantendo uma boa relação com a empresa. Mas se ela for frustrante, então ele ficará desapontado e os seus sentimentos com relação à empresa se tornarão negativos, o que impactará tanto no sucesso do app como na própria marca.
Para não deixar os usuários decepcionados, a empresa precisa dar a eles uma experiência única com sua aplicação mobile. Mas para isso, os responsáveis pelo desenvolvimento devem seguir as melhores práticas na hora de projetar o app, como torná-lo compatível com os dispositivos móveis dos usuários e dar a eles a possibilidade de navegarem pela interface sem medo de ficar perdido ou clicar em um link incorreto.
3. Ele gera pouco ou nenhum valor
Para não ser um fracasso, o aplicativo mobile precisa gerar valor. Caso contrário, os usuários perceberão que ele não é útil e logo deixarão de utilizá-lo. Mas para fazer o app gerar valor, os responsáveis pelo desenvolvimento precisam, primeiramente, seguir a nossa primeira dica - buscar entender às necessidades dos usuários - e oferecer algo focado neles, e não no produto ou serviço que a empresa disponibiliza no mercado.
Como exemplo de apps que geram valor, podemos destacar o aplicativo da Peugeot, que possibilita ao motorista melhorar a maneira como ele utiliza seu automóvel, e o da L'Oreal, que permite que o consumidor teste os efeitos de um determinado produto sem ao menos utilizá-lo. Estes e muitos outros apps são voltados para atender uma demanda, e não para divulgar os produtos ou serviços das marcas.
Como podemos ver, o fracasso de um aplicativo mobile não ocorre à toa. Existem muitos fatores que minam o sucesso de um app e fazem com que a empresa perca todos os recursos investidos em seu desenvolvimento. Mas a boa notícia é que o sucesso de um aplicativo pode ser garantido, desde que a empresa elabore uma boa estratégia mobile e desenvolva algo que atenda às necessidades dos usuários e gerem valor para eles.