1. Você não avaliou sua concorrência
Você pretende concorrer com o Uber? Ou com o iFood? Então é aconselhável que você tenha uma estratégia estudada de como vai alcançar sua fatia do mercado. Qual o diferencial do seu aplicativo comparado ao que já existe no mercado? Seu aplicativo alcança um público alvo diferente dos concorrentes? É direcionado a um nicho de mercado que os grandes concorrentes não atingem? Ter as respostas para essas perguntas são essenciais para se iniciar o desenvolvimento da sua ideia de negócios com o pé direito.
2. Você não sabe como divulgar seu aplicativo
Se você não considerou os custos da divulgação do seu aplicativo e não sabe como atingir o seu público alvo então é melhor repensar seu modelo de negócios primeiro.
3. Você não sabe como monetizar seu aplicativo
Você irá receber uma porcentagem em certa transação de compra? Ou você irá vendê-lo na Google Play ou Apple Store (você receberá por download)? Você receberá uma taxa sobre cliques dos usuários em anúncios? Você oferecerá de graça e terá funcionalidades premium que serão pagas? Você cobrará mensalidade pelo serviço prestado através do aplicativo? Seu aplicativo reduzirá custos para sua empresa?
Veja aqui as diferentes maneiras de ganhar dinheiro com um aplicativo.
4. Seu aplicativo terá poucas funções para o usuário
Se por acaso, você estiver lançando um novo produto e quiser divulgá-lo através de um aplicativo, ele deverá ter funções que acrescentem e/ou facilitem a vida do cliente e usuário do aplicativo. Você deve criar algo que gere valor para seu cliente. Do contrário o aplicativo poderá acabar esquecido rapidamente.
5. Seu aplicativo não possui nenhuma melhoria em relação a seu site
Sem dúvidas que aplicativos acrescentam valor a sua marca, porém você deve dar um motivo a mais para que usuários façam download do aplicativo e o utilizem. Se seu negócio é um e-commerce, por exemplo, seria interessante ter um conteúdo exclusivo e botões de fácil acesso a compra no aplicativo para aumentar o interesse por ele.
6. Você acredita que não vai precisar nunca atualizá-lo
Os sistemas operacionais de smartphones Android e IOS são atualizados de tempos em tempos. Você deve considerar que seu aplicativo necessitará de atualizações e suporte, caso contrário você corre o risco de possíveis erros tornarem a experiência do usuário do aplicativo muito insatisfeita e perder mercado a partir disso.
7. Você não sabe quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo
O “aplicativo” em si é apenas a parte que o seu cliente irá interagir com o seu negócio através de um dispositivo móvel. Por trás disso existe uma infraestrutura de banco de dados, servidores e em alguns casos complexas rotinas de programação.
Dependendo da complexidade e número de funções, o aplicativo poderá levar mais tempo para ser desenvolvido e consequentemente custará mais. O tempo de desenvolvimento pode variar de 30 a 90 dias. Esse tempo deve ser considerado no seu plano para iniciar a utilização do aplicativo e consequentemente começar a ter retorno.
8. Você não sabe como e quando terá retorno no investimento
Se você não souber quando irá ter retorno investindo num aplicativo, é aconselhável que estude o modelo de negócios mais a fundo para diminuir os riscos de ele não ser rentável aumentando suas vendas ou cortando os custos para sua empresa, por exemplo.
Como e quando você conseguirá o retorno no investimento? Qual o diferencial do seu aplicativo comparado ao que já existe no mercado? Se por acaso, você não conseguir responder a essas perguntas é aconselhável que estude o modelo de negócios mais a fundo para não ter dúvidas de que será um investimento rentável aumentando suas vendas ou cortando os custos para sua empresa.
Para saiba mais sobre como tirar a sua ideia do papel neste link e como criar um plano de negócios.
Caso você tenha dúvidas não hesite em entrar em contato com a Solvus para mais informações.
mais do que todos esses motivos esta o fato de que as pessoas pensam num problema e começam a implementar um aplicativo com a solução que pensaram sem sequer um pouco de exploração da ideia. Sem pensar em alternativas mais simples para a questão.
No final acredito que ta todo mundo fazendo aplicativo pra fazer dinheiro, não pra resolver um problema e acaba que a maior parte das pessoas cria um aplicativo pra gastar dinheiro e não resolver problema algum.
Exatamente! Gostamos de dizer aqui na empresa, que o aplicativo é só a ponta do Iceberg, onde é utilizado como uma ferramenta que leva o serviço até a palma da mão do cliente. Todo o negócio, muitas vezes é negligenciado por quem quer ganhar dinheiro “fazendo apps”
Sinceramente? Para os tempos atuais desenvolver um post cheios de ”
Você não sabe” é um tanto quanto pretensioso. Vocês estão querendo dizer
que qualquer pessoa que tenha uma ideia ou queira empreender neste
meio, depende diretamente de uma empresa especializada para tirar seu
negócio do papel? Acredito que essa visão esteja MUITO equivocada.
Principalmente se tratando das novas gerações que são cada vez mais
autodidatas, eventos de incentivo como as maratonas de apps ou mesmo os
startups weekend. Estamos repletos de ótimas ferramentas online
principalmente, que auxiliam pessoas que nunca tiveram contato com
desenvolvimento a fazer pequenos protótipos de apps, eventos, pessoas de
influência dispostas a compartilhar conhecimento, eu particularmente
acredito que qualquer pessoa pode e deve buscar desenvolver seja lá o
que ela quiser, um app, um sistema web, etc, desde que previamente
planejado, todos deveriam ter a chance de tirar suas ideias do papel,
seja para realmente vender ou testar conhecimentos. Vejo um post destes
como uma forma de desmotivar pessoas iniciantes na área de mobile,
fazendo com que estas se tornem o que temos hoje no mercado de
desenvolvimento, os famosos ” pedreiros virtuais”, gente insatisfeita
que desenvolve linhas de código e só isso. Incentivem quem pensa fora da
caixa!
Jhony,
Essa não é a nossa ideia, não citamos nenhum momento que você precisa contratar uma empresa de desenvolvimento para ter sucesso. Principalmente, porque nós mesmos quando alguém chega com uma ideia, nós perguntamos: Já sabe como vai ganhar dinheiro? Já pesquisou os concorrentes? Etc..
Nós participamos de Startup Weekend e acreditamos no potencial desses projetos.
acho que não é bem assim não
aprender a programar não é rápido, imagina a programar bem a ponto de se estruturar perfeitamente a ideia em um soft ,
mesmo esses recursos que vc citou são limitados e/ou não tão fáceis de usar, e no final oq se tem é um esboço da idea e não um app 100%$ funcional
enquanto isso a ideia em sí pode ser utilizada por uma empresa 100% capacitada para dar vida à ideia
e como li por aí, ideias não são protegidas
fora que muitas ideias apesar de boas precisam de uma estrutura muito grande para funcionar “imagina o uber sem uma empresa com suporte ?”