Blog

As diferentes maneiras de ganhar dinheiro com um aplicativo

03 dez 2015

NFL-unveils-new-mobile-apps.jpg

Waze, Whatsapp, Instagram, Easy Taxi são apenas alguns exemplos de aplicativos que caíram no gosto popular. Em meio a uma realidade onde cada vez mais utilizamos dispositivos móveis para acessar funções que antes só acessaríamos no desktop, oportunidades surgem a todo o instante.

O mundo está mudando e cada vez mais a tecnologia será "onipresente", capaz de controlar ambientes e dados sem que nos déssemos conta, algo que presenciamos cada vez mais todos os dias.

Aplicativos são capazes de integrar informações em conjunto com serviços de geolocalização, câmera, bússola, acelerômetro, entre outros; nesse sentido conseguem propor muito mais possibilidades do que o desktop. Não à toa investimentos são feitos nessa área a fim de que a sua viralização seja capaz de gerar lucro. Falando nisso: você sabe como ganhar dinheiro com um aplicativo?

Antes de tudo, mobile first

Antes de entramos no assunto propriamente dito, existe um conceito muito legal que permeia o desenvolvimentos de aplicativos: mobile first. Foi o Google em 2010 que começou a utilizar a expressão para designar que o desenvolvimento mobile não deve ser apenas uma adaptação desktop. O que vemos hoje em termos de aplicação, é uma evolução  pela qual passamos gradativamente ao longo dos anos, muito se especulou lá nos primórdios do Iphone como os aplicativos poderiam ser úteis e ao mesmo tempo render uma boa grana.

Como ganhar dinheiro com aplicativos?

A maioria das pessoas estabelecem erroneamente que existem duas etapas para ganhar dinheiro com aplicativos: desenvolvê-lo e vendê-lo para grandes marcas. Porém, elas mal sabem que existem mais formas de ganhar dinheiro com aplicativos do que supunha sua vã filosofia. De maneira básica podemos dizer que existem três etapas que permeiam o processo de construção e comercialização de um aplicativo: desenvolvimento, viralização, e lucro obtido através de sua comercialização. Abaixo aprofundamos o tema:

Propaganda

É possível disponibilizar um aplicativo gratuitamente para download e ganhar com anúncios incluídos nele. Esses anúncios são inseridos geralmente em forma de popups, ou links, e uma porcentagem do valor dos cliques (é muito similar ao Google Adsense) é destinada para seus criadores.

Venda do aplicativo

Se acessarmos a Apple Store, ou a Google Play, veremos vários aplicativos pagos disponíveis para download, nesse tipo de negociação mais conhecido, o valor é ganho por download, assim se um aplicativo custa 4,50 e é baixado 100 vezes, o valor obtido é 450, 00 descontando os impostos, temos um valor bruto de lucro.

Assinatura

É possível lucrar com a assinatura mensal, anual, etc, de um aplicativo, algumas funções que são desbloqueadas somente para assinantes podem justificar um plano. O Whatsapp, por exemplo, que todos acreditam ser gratuito, possui um plano de pagamento anual a partir de sua instalação.

Compra de funcionalidades

Algo que é muito comum, principalmente no mundo dos jogos, é que certos itens sejam comprados. Plants vs Zombies, Sin City, Angry Birds, são só alguns exemplos de jogos para celular que podem ser baixados gratuitamente, mas que possuem funcionalidades pagas.

Marketplace

Funciona como uma “ponte” entre prestadores de serviço e consumidores. Aplicativos como Ifood e Uber não realizam o trabalho por si mesmos, mas conectam pessoas a redes de restaurantes, e serviço de transporte rapidamente. Por causa da facilidade de contratar um serviço a demanda aumenta, então alimentamos toda uma cadeia de produção e consumo. Nesse caso, uma das formas de obter lucro é através de uma porcentagem paga pelos usuários que tem o estabelecimento, ou o serviço cadastrado.

Um lucro certo?

Quando falamos em lucrar com aplicativos devemos ter em mente que nada é certo, é necessário que ele “caia no gosto popular” para que um bom lucro seja gerado. Para ter uma ideia: a empresa Americana Appolicius revelou em estudo que somente 10% dos títulos da Apple Store alcançam 100 mil acessos. E se considerarmos que há uma despesa por de trás da produção de um aplicativo, se não conseguirmos que acessos e funcionalidades extras sejam adquiridas, então podemos ter prejuízo.

Entretanto, o cenário para o desenvolvimento mobile tem se tornando tão frutífero que jogos como Angry Birds também tiveram versões adaptadas para vídeo-games e desktop, que o Whatsapp rapidamente se tornou o meio mais rápido para uma conversa, e que outras mudanças propiciadas por essas ferramentas podem acontecer a qualquer momento.

Agora que você sabe quais as maneiras utilizadas para gerar lucro com aplicativos mobile, nos deixe um comentário sobre qual delas você considera mais eficaz. 

Uma resposta para “As diferentes maneiras de ganhar dinheiro com um aplicativo”

  1. A criação de um aplicativo de Marketplace parece ser interessante, mais sistema do aplicativo uber, ifood, parece ser bem mais avançado do que os recursos que a plataforma oferecer como poderia criar um apper semelhante e gerenciar também?