Blog

Porque você DEVE investir em aplicativos na CRISE

15 abr 2016

Por que investir num aplicativo durante a crise2

Apesar de ser contra intuitivo, é exatamente o que sua empresa deve fazer para se sobressair durante e após a crise. Esse é o momento para investir em aplicativos!  Saiba por quê.

A diminuição dos investimentos pelas empresas de modo geral, no cenário atual de 2016, influencia negativamente PIB brasileiro.

As incertezas da economia geram pessimismo nos empresários que mesmo possuindo reservas financeiras, não investem.

Um livro muito interessante que explica sobre se preparar e investir durante a crise econômica se chama, Always A Winner ("Sempre um vencedor") do professor americano, Peter Navarro.  No livro ele explica como as empresas devem monitorar os indicadores econômicos para estarem preparadas e tomarem as decisões certas conforme os ciclos econômicos para sobreviverem e se sobressaírem durante e após as recessões. Destaca também, que em tempos de crise algumas atitudes dos empresários devem ser tomadas diferentemente do que se pensa. Veja abaixo em negrito algumas ideias retiradas do livro e logo abaixo relação com o investimento em aplicativos:

Aumentar gastos de divulgação e aumentar o reconhecimento da marca e fatia de mercado (market share).

Aplicativos podem aumentar seu alcance de mercado. Através de um aplicativo sua marca estará nas app stores e nos smartphones de seus clientes.

Aumentar os gastos de capital numa recessão para desenvolver produtos inovadores e novas capacidades a tempo para a recuperação da economia.

O contínuo aumento do uso de smartphones e tablets pela população é sinal que os aplicativos estão também em crescente demanda para agregar valor ao usuários. Ainda assim, hoje em dia, em muitos setores do mercado, um aplicativo, pode sim, ser considerado um produto inovador para sua empresa.

Cortar preços em resposta a redução da demanda e aumento da elasticidade da demanda.

O uso de notificações ( "push notification"), pode aumentar a fidelização de clientes existentes. Mensagens com descontos e promoções podem ser enviadas para chamar a atenção dos clientes e garantir suas vendas.

Flexibilizar horas de trabalho, realizar acordos com empregados e cortar custos com salários.

Algumas tarefas podem ser automatizadas e a capacidade de trabalho de sua empresa pode ser expandida. Você pode até conseguir reduzir o número de funcionários em função disso.

Modernizar instalações/equipamentos e processos com aplicativos.

Aplicativos customizados para sua necessidade podem modernizar vários processos, aumentando sua produtividade. Isso trará resultados logo no início do uso do aplicativo e facilitará o caminho para a expansão da economia após crise.

Contratar profissionais qualificados que ficaram desempregados.

Um aplicativo que facilita o trabalho do empregado chave, um profissional qualificado, pode fazer com que ele escolha trabalhar na sua empresa ao invés de outra que ainda faz os trabalhos de forma manual e usa enormes quantidades de papel para tarefas corriqueiras.

Aumentar o mix de produtos e focar a propaganda para o ciclo econômico.

O aplicativo pode ser usado para aumentar a divulgação de novos produtos. Notificações podem ser utilizadas para esse propósito.

Adquirir outras empresas: "Comprar na baixa".

Podemos dizer que sua empresa será melhor vista e mais valorizada em relação a outra que não possui aplicativo caso você esteja no radar de outros investidores.

Com isso podemos aprender que o investimento num aplicativo vem a calhar nesse momento para que sua empresa se destaque no mercado e se torne ainda mais forte após a crise. Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo.

Os comentários estão desativados.