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11 Maneiras de usar aplicativos para otimizar sua empresa

24 mar 2016

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 Atualmente existe uma infinidade de aplicativos no mercado, que podem ser utilizados no dia-a-dia para facilitar as atividades rotineiras. Porém, você pode precisar de uma ferramenta específica para o seu ramo de negócio que aumente sua eficiência e que ao mesmo tempo agregue valor para o seu cliente. Mesmo que você se dedique muitas horas ao seu negócio, elas parecem nunca ser suficientes. Não importa com o que você trabalhe ou que tipo de negócio você possui - você precisa produzir mais no mesmo tempo, em outras palavras ser mais produtivo.Veja abaixo alguns exemplos de como um aplicativo customizado pode ser útil para seu negócio:

1 - Automatizar agendamentos

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Empresas como salões de beleza, clínicas médicas, escola de idiomas com aulas agendadas e escolas de dança são alguns exemplos que podem se beneficiar da funcionalidade de agendamento através de um aplicativo.

Atualmente, em muitos casos,  esse processo é feito manualmente por um funcionário dedicado a essa função, anotando cada compromisso numa agenda de papel ou numa planilha de computador.

Esse serviço pode ser automatizado, através de aplicativo e sistema web. O próprio cliente pode ver no aplicativo os horários disponíveis que você permitir e ele poderá agendar o compromisso ele mesmo, eliminando a necessidade da função de uma pessoa que faz agendamento.

Para que essa função seja útil até mesmo para quem não possui um smartphone, um computador ou tablet pode estar disponível aos clientes na recepção do estabelecimento para que realizem o agendamento sem a necessidade de recepcionista.

2 - Lembrar sobre hora marcada

As notificações (Push Notifications) trabalham de mãos dadas com a função de agendamento. Um salão de beleza pode programar o envio de notificações para clientes, alguns minutos antes da hora marcada, para lembrar do horário de corte de cabelo, por exemplo. Com isso a taxa de comparecimento será maior e haverá menos brechas na agenda do salão.

3 - Rastrear entregas

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Muitas empresas de logística, já utilizam sistemas automatizados de rastreamento.

Os funcionários podem obter todas as informações do produto (local de origem, data e horário de envio, destino final, data limite de entrega, próximo destino e outros),  fazendo a leitura de um QR code (através da câmera de um smartphone) colocado na embalagem do produto. O aplicativo, assim, poderá identificar o QR code, conforme registrado na base de dados, e atualizar o histórico do rastreamento em tempo real, estando também disponível para clientes rastrearem suas encomendas.

4 - Coletar dados

Caso sua empresa usa papel para coletar dados em lugares remotos ou de difícil acesso, um aplicativo pode ajudar nessa tarefa para o seu negócio de forma muito mais eficiente.

Com o uso de um aplicativo, os dados podem ser coletados em forma de foto ou  digitados no dispositivo mesmo que não se possua conexão de internet. Quando o aparelho for conectado a rede, a sincronização será feita automaticamente e os dados estarão disponíveis na nuvem para uso da forma que for preciso.

Alguns exemplos de uso:  no controle de abastecimento de máquinas agrícolas, no controle de crescimento de árvores numa floresta, na inspeção de soldas dentro de tanques e silos, na conferência de estoque num almoxarifado, na indústria em geral quando se precisa tirar fotos para relatórios rotineiros.

5 - Automatizar atendimentos e canal de vendas

Bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero estão automatizando seus sistemas de atendimento através de aplicativos.

É possível automatizar os pedidos e assim “enxugar” o quadro de funcionários. Alguns estabelecimentos possuem um tablet em cada mesa, onde os próprios clientes podem fazer os pedidos.

Também, pode se evitar gastos de infraestrutura num comércio, ou até mesmo numa feira utilizando um aplicativo como canal de vendas. O vendedor pode ir até um possível cliente com um smartphone, ler o código de barras ou QR code do produto a ser comprado, e aceitar o pagamento junto com uma máquina de cartão ou em dinheiro.  O pagamento também pode ser feito via aplicativo, com a utilização de cartão de crédito e outros métodos de pagamento como Paypal e PagSeguro, por exemplo.

6 - Alertar sobre novidades e promoções

Além de utilizar o aplicativo para vendas, uma loja de roupas pode enviar notificações aos clientes usuários do seu aplicativo sobre a chegada de novos itens.

Do mesmo modo, notificações podem ser enviadas informando sobre cupons de desconto somente para usuários do aplicativo.

Esta é uma ótima maneira de promover nova mercadoria ou liquidar estoque.

7 - Alertar sobre eventos

A organização de uma feira de negócios, pode utilizar um aplicativo para relembrar os participantes sobre os horários dos eventos e informar eventuais mudanças no cronograma, além de poder ter todas as informações úteis para o evento no aplicativo.

8 - Serviços de entregas

Uma empresa do ramo alimentício, ou venda de água mineral e gás, pode obter novos clientes e fidelizar antigos clientes através de um aplicativo próprio. Os clientes terão comodidade de poder pedir o seu produto em poucos passos.  Diferentemente de sites, os aplicativos ficam instalados no dispositivo móvel e são visíveis a cada vez que a pessoa acessar o menu do smartphone.

O uso do aplicativo pode alavancar o negócio de entregas/delivery, sendo um diferencial em relação a concorrência que usa meios convencionais, como pedidos por telefone. O aplicativo pode servir como meio de facilitar a vida do cliente. Ele agiliza a produção de pedidos, com a integração com sistema de pedidos e impressão do pedido diretamente na cozinha fazendo assim diminuir drasticamente o tempo gasto entre agendamentos e início dos pedidos na cozinha.

9 - Direcionamento e marketing

Muitas empresas estão utilizando aplicativos para direcionar pessoas para campanhas de marketing.

QR codes podem ser colocados fisicamente no interior de uma loja indicando conteúdos ou promoções. Basta que o cliente posicione o leitor (a própria câmera do smartphone) sobre um QR code, que o aplicativo o direcionará para uma página da internet com informações específicas desejadas sobre novos produtos ou promoções. Essa é uma maneira de incentivar clientes que utilizam aplicativo a irem até a loja.

10 - Criar programas de fidelidade

O dono de uma pizzaria delivery, por exemplo, pode criar um programa de fidelidade através do aplicativo em que a cada 10 compras feitas pelo aplicativo, o cliente ganha 1 pizza grátis. Os cupons podem então ser armazenados virtualmente no aplicativo. Guardar cupons de papel é coisa do passado! Os clientes nunca irão perder nenhum cupom e estarão mais dispostos a continuarem comprando para ganhar uma pizza grátis.

  11 - Motivar os clientes

Um personal trainer pode enviar mensagens de motivação (também através de notificações do aplicativo) para que seus clientes não desistam das aulas no inverno, por exemplo. Junto com a função de agendamento e lembrete de hora marcada, é mais um valor gerado ao cliente através do aplicativo que melhora o relacionamento e aumenta a fidelização.

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