Hoje, mais do que nunca, as companhias precisam se modernizar e investir em novas tecnologias e ferramentas de interação com seus públicos de interesse, para manter a competitividade. E apostar na criação de aplicativos para o público externo é uma excelente forma de aumentar a presença e visibilidade da marca e também criar maior interação com os consumidores.
Se você ainda não tem um aplicativo que possa fazer isto pelo seu negócio, é hora de saber por que não dá mais para esperar! Confira:
1 - Um aplicativo alcança grande número de pessoas
Atualmente, mesmo no mundo dos negócios as pessoas estão acostumadas a carregar seus próprios dispositivos para acessar a internet de onde estiverem e a qualquer momento, o que torna o uso dos mobiles um mercado bastante aquecido.
Aplicativos vão ao encontro deste conceito de mobilidade e por isso alcançam um número muito grande de pessoas.
No mundo todo é possível contemplar tais resultados. Logo, se você não tiver um aplicativo em seu negócio, das duas uma: ou está perdendo a chance de vender, negociar e ser conhecido por muito mais pessoas do que a base de clientes que já tem ou está correndo o sério risco de perder público para concorrentes que já tenham lançado novidades neste sentido e passem a atrair, pouco a pouco, a atenção e a preferência dos usuários.
Se eles procurarem algum aplicativo de sua empresa e não encontrarem, poderão ainda ficar desapontados ou encontrar referências sobre a concorrência, o que pode ser extremamente desfavorável ao seu negócio.
2 - Um aplicativo aumenta o engajamento dos clientes com o negócio
O conceito de aplicativo significa praticidade, facilidade. Engajar os clientes significa envolvê-los e oferecer um meio mais prático e rápido de utilizar funções por meio de seus smartphones, tablets e afins é um grande estímulo para que utilizem mais os serviços e participem das iniciativas, promoções e campanhas que o aplicativo propuser.
Conectados o tempo todo, as chances de lerem e darem atenção a conteúdos novos que você apresenta por ali por certo são bem maiores do que as que você teria ao simplesmente divulgar em seu site e esperar que os clientes, por algum motivo, tenham um tempo ou interesse específico para entrar ali e visualizar o assunto ou aderir a alguma oportunidade.
Ou seja, com um aplicativo, os clientes se relacionam mais com sua marca e por um tempo certamente muito maior.
3 - Um aplicativo pode ser útil e também entreter
Os aplicativos podem ter múltiplas finalidades e por isso garantem maior poder de atração e retenção de leads. Podem servir, por exemplo, tanto para utilidade (pagamento de conta, reserva de hotéis, compra de produtos, pesquisa de preços) como para entretenimento (jogos, quizzes, vídeos, sons).
Qualquer que seja o interesse de seu público ou perfil de sua empresa, é possível criar aplicativos originais, que atendam a diferentes gostos e até mesmo diferentes expectativas dentro dos planos de uma mesma empresa.
4 - Um bom aplicativo diferencia seu negócio e fortalecem sua marca
Experiência diferenciada é o que torna o relacionamento dos clientes com sua empresa totalmente vantajoso em relação aos demais. Isto, em curto ou médio prazo, pode gerar nítida preferência e vantagem competitiva.
Além disto, quanto mais usuários tiverem contato com seu aplicativo e quanto maior for a interação deles com este produto, maior nível de identificação dos clientes com sua marca haverá, de modo que passem a reconhecê-la destacadamente e que ela fique inserida na mentalidade e percepções positivas que eles tiverem guardadas, o que irá diferenciar seu negócio no mercado. Não será somente um aplicativo, mas sim “o aplicativo de x empresa”. Essa é a ideia.
5 - Ter um aplicativo moderniza seu negócio
Podemos dizer que a empresa que cria um aplicativo não está ficando atrás numa corrida cada vez mais acelerada fruto da inserção de tecnologia crescente no mercado. Os clientes hoje em dia estão na internet e sua empresa também precisa estar. As pessoas usam smartphones o tempo todo e sua empresa pode estar neles, por exemplo.
Logo, ela não só irá se modernizar com isto, como também se beneficiar das inúmeras possibilidades de extrair dados e indicadores importantes sobre seu público por este canal e também obter feedbacks valiosos para aprimorar e ter soluções cada vez mais desenvolvidas e inovadoras.