A criação de aplicativo tem se mostrado uma estratégia de grande sucesso para muitas companhias que conseguem, por meio disto, alcançar um público maior ou mesmo engajar os clientes já existentes, tornando-os cada vez mais próximos da empresa e relacionados com sua marca.
No entanto, idealizar e desenvolver um bom aplicativo não basta para garantir que ele traga os resultados esperados. Tão importante quanto isto é divulgar este aplicativo da forma correta e também promover a boa imagem dele perante este público. Somente divulgação, sem vínculo com uma estratégia de promoção também não garantirá o retorno.
Pensando nisso, hoje trouxemos 3 passos para que você saiba como investir num aplicativo e atrair o máximo de potenciais clientes para seu negócio:
1 - Divulgue seu aplicativo em todos os canais viáveis
De início, o que você tem que fazer é tornar seu aplicativo conhecido. Ele precisa ganhar notoriedade, conhecimento das pessoas, reconhecimento do público. Ou seja, as pessoas têm que saber que ele existe e que está disponível para elas.
No entanto, como nem sempre o público de um negócio é homogêneo, é necessário, em uma etapa mais avançada e segmentada, verificar quais canais são viáveis para a divulgação em termos de audiência e retorno, ou seja, analisar mais cuidadosamente o perfil do público consumidor para identificar tendências de comportamento, sites ou redes sociais que frequentam, entre outras coisas, para iniciar uma campanha nestes meios.
Alerte seus leads sobre o surgimento de seu app e se não souber por onde começar, simples: comece pelo seu site. Insira um banner, uma pop-up ou um link para o download, coloque anúncios por links patrocinados no Google, por exemplo, (de acordo com a procura pelo nome de sua empresa ou pela solução que ela oferece), anuncie num blog (aproveitando para explicar do quê o aplicativo se trata) ou envie e-mails marketing para uma lista qualificada.
2 - Promova novidades e desperte a curiosidade
Bem, de início pressupõe-se que ele seja uma novidade por si só, não é mesmo? Mas ser uma nova opção no mercado de mercado de aplicativos não basta: tem que ser um aplicativo que as pessoas sintam vontade de conhecer.
Para isso, você pode criar um storytelling, por exemplo. Ou um brandbook contando mais sobre sua marca, a trajetória da empresa, curiosidades sobre ela e, em seguida, sobre o lançamento do aplicativo. Ou então, contratar um veículo de comunicação reconhecido, com boa audiência, para noticiar o mercado.
Aqui vale ser criativo: cada aplicativo tem um objetivo e cada funcionalidade faz parte de uma estratégia. O importante é que o aplicativo não seja um investimento isolado, mas sim parte do valor da empresa, um produto que entregue soluções como os demais e que conte com a opinião do público para melhorias constantes e apoio dos clientes para que sejam propagadores de sua utilidade.
Também é importante que você publique atualizações regularmente e instigue seus clientes a continuarem consumindo a solução, não se enjoando dela.
3 - Demonstre o valor do aplicativo para seus clientes
Em seguida, após seus clientes saberem que seu aplicativo existe e ficarem curiosos para conhecê-lo, eles precisam encontrar o que esperam quando o experimentarem. A pior coisa para o seu trabalho de promoção do aplicativo é ele decepcionar as expectativas do cliente.
Além de perder a credibilidade e o interesse destes clientes, você terá uma imagem arruinada perante os demais leads. Para que isso não aconteça, é necessário demonstrar o valor do aplicativo para seus clientes oferecendo a eles a praticidade e utilidade que você deseja na divulgação.
Aqui entra um ponto importante do estudo de experiência do usuário, pois é preciso não só verificar a funcionalidade e a ocorrência e tolerância a bugs, como também tempo de resposta, compatibilidade com dispositivos (Androids, iOS), vocabulário e demais requisitos de qualidade para medir a usabilidade de um aplicativo ou mesmo de uma API, interface que irá rodá-lo em alguns aparelhos.
Seu cliente só poderá usufruir e perceber todo o valor agregado se esta solução estiver acessível e facilitada para ele. Mostre, de antemão, todas as funções que seu aplicativo pode executar, o que o cliente pode fazer com ele e nem imagina, o que ele pode tornar possível de acordo com os feedbacks que recebe. Um tom de ajuda sem ser comercial contribui para mostrar o interesse de sua empresa em facilitar a vida de seus clientes, em prover soluções e ser referência.
E então, você está pronto para lançar seu novo aplicativo e fazer dele um sucesso? Já sabe o que vai criar, mas antes de lançar e promover, quer saber como proteger esta ideia? Acesse nosso site e encontre mais dicas úteis!