Cada vez mais as empresas estão conscientes do quanto vale a pena investir em treinamento para os seus colaboradores. Com a ajuda da tecnologia da informação, as possibilidades e os benefícios se tornam ainda maiores, principalmente quando viabiliza o treinamento corporativo online, sem necessidade de custos com deslocamentos e infraestrutura presencial. Para a área comercial, o desenvolvimento de aplicativo interativo pode ser uma alternativa a manuais de treinamento de vendedores e a catálogos impressos de produtos.
Com isso em mente, entenda como foi o case do desenvolvimento do Aplicativo Simulador Impacta da Intelbras, desenvolvido pela Solvus.
Sobre a demanda do Simulador Impacta
O desenvolvimento do Aplicativo Simulador Impacta veio através da necessidade da área comercial das Centrais telefônicas Impacta da Intelbras em facilitar o treinamento dos colaboradores das distribuidoras do produto.
O Simulador Impacta funciona como se fosse um catálogo ao contrário. Fazendo uma analogia com um restaurante, seria como você chegasse ao restaurante e, através de um aplicativo, respondesse algumas perguntas e o melhor prato fosse escolhido para você.
A ideia era construir algo simples, intuitivo, em que, com alguns cliques os usuários pudessem saber qual o melhor projeto de central telefônica a partir do número de linhas e ramais telefônicos que uma empresa precisa.
1 – Entendimento do problema
Através de duas reuniões presenciais na Intelbras tentamos identificar a problemática. Foram apresentadas todas as centrais telefônicas e o que se pretendia com o aplicativo.
A partir de um documento com toda a especificação técnica das centrais, elaboramos uma apresentação com o nosso entendimento da solução. Com isso, conseguimos a primeira validação com a elaboração das perguntas que seriam feitas no aplicativo.
As Centrais Impacta da Intelbras são modulares e você pode “montar” placas de linhas e ramais telefônicos conforme o modelo da central. Várias combinações de placas podem atender a necessidade de um cliente. Uma dada combinação de central e placas pode ser excessivamente conservadora, na qual ficam ramais e linhas sobrando.
Com isso, construímos um algoritmo baseado no “problema da mochila", de otimização combinatória, onde fizemos a melhor combinação de placas e centrais, colocando a menor quantidade de placas e com para a melhor adequação ao cliente. É um problema complexo de ser resolvido computacionalmente. A cada busca, normalmente são feitas cerca de 4000 comparações.
Outro problema encontrado foi que o aplicativo deve funcionar sem internet - com isso tivemos que aperfeiçoar ao máximo o algoritmo para que fosse rápido o suficiente para que fosse executado em celulares de vários modelos.
Além disso, o aplicativo foi traduzido para outras línguas.
2 – Propondo a solução
Foi necessária mais uma reunião para apresentamos os desenhos das telas para a validação com o Marketing de Produto da Intelbras. Baseados nas telas aprovadas e com o algoritmo validado, tínhamos todos os recursos e direcionamentos para iniciar de fato a codificação do aplicativo.
3 - Codificação
Como a necessidade era o desenvolvimento de um aplicativo tanto para Android quanto para iOS (Apple), utilizamos as mais novas tecnologias de desenvolvimento multiplataforma utilizando HTML5, Javascript e Phonegap. Nesta etapa, tivemos alguns problemas com a performance, onde conseguimos resolver adotando uma tecnologia chamada WebWorker, que permite o processamento em paralelo do código.
4 – Testes
Como o algoritmo do aplicativo é complexo, com muitos casos e resultados possíveis, utilizamos testes automatizados. A cada mudança de código são executados mais de 300 testes com grande cobertura de código, comprovando que o algoritmo que está correto. Nessa etapa, enviamos o aplicativo para a equipe técnica da Intelbras, que fez uma série de validações e testes. Com isso tivemos que realizar alguns ajustes no aplicativo, que de fato não tinham como ser descobertos no momento do entendimento do problema.
5 – Publicação
Não tivemos problemas para lançamento nas lojas. Foram usadas as contas do Google Play e Apple Store fornecidas pela Intelbras para lançamento dos aplicativos.
6 – Acompanhamento
O aplicativo continua em constante acompanhamento e, de fato, está cumprindo sua real necessidade, conforme as opiniões e comentários na Play Store. Alguns problemas no aplicativo foram identificados após publicação, e já foram corrigidos. O aplicativo está atendendo a expectativa pela funcionalidade e facilidade de uso, conforme depoimentos tanto da equipe da Intelbras quanto dos usuários do aplicativo.
Quer conferir como ficou? Entre em uma das lojas Google Play Store ou Apple Store e experimente o aplicativo gratuitamente.
Para desenvolver um aplicativo de sucesso é preciso definir estratégias e contar com uma equipe que de fato tenha grande experiência. Que tal desenvolver um aplicativo que irá facilitar a obtenção de melhores resultados para o seu negócio? Converse conosco e conheça as possibilidades!