Blog

Fintech – Os bancos vão morrer – Inovação com Aplicativos

23 abr 2016

fintech

Um dos setores que mais sentem o impacto da tecnologia é o dos bancos, uma vez que acontece, aos poucos, uma verdadeira invasão de novos aplicativos que prometem substituir boa parte (se não toda) dos procedimentos bancários, de modo que os clientes não precisem se deslocar até uma instituição em local fixo nem mesmo para abrir uma conta neste sistema. Pela internet mesmo, oferecendo aos clientes a possibilidade de se tornarem membros “virtuais" de um banco não físico, ou baixarem um aplicativo para realizar operações e controles financeiros com simples cliques pelo smartphone, é fato que empresas novas estão tomando conta do mercado.

Mudanças no mercado dos bancos com a tecnologia

Você já pode ter ouvido falar de algumas empresas que estão utilizando aplicativos para entrar no mercado financeiro de uma forma completamente inovadora. Chamadas de startups, são estruturas relativamente pequenas, mas com uma ideia capaz de movimentar um grande mercado que conta com a  o fenômeno da integração online.

Para exemplificar e mostrar como isso já vem acontecendo (o chamado fenômeno Fintech – ou seja, a junção de finanças com tecnologia), podemos citar o caso da Nubank. Esta empresa funciona como operadora de cartões de crédito sem agências físicas, cobranças de anuidade ou taxas de manutenção, permitindo que o cliente interaja totalmente online.

Para utilizar uma facilidade como esta, por exemplo, tudo o que você precisa (além de um convite para entrar na lista de clientes) é de um smartphone, pelo qual irá operar todas as movimentações via aplicativo.

Além dela, podemos citar outros exemplos, como o sistema de bitcoins. Este, por sua vez, é um sistema rápido e eficiente de fazer pagamentos com "moedas digitais", sem a necessidade de perder tempo com transferências ou boletos, por exemplo, que podem demorar um pouco para serem revertidos em dinheiro vivo.

Isto sem contar a alternativa de ter contas digitais em bancos comuns, que disponibilizam ao cliente uma forma de diferente de se relacionar com os serviços, sem requerer o pagamento de tarifas e permitindo que o usuário realize a operação que desejar, desde que seja online.

Será o fim de instituições e modelos de negócios tradicionais?

Isto, contudo, não significa que os bancos deixarão de existir. Mas a tendência, no entanto, é que uma boa fatia das operações possa ser adiantada e simplificada. Para determinados perfis de clientes, por exemplo, isto pode representar mudanças de hábitos ou um modelo diferenciado de controle financeiro.

Tudo isto nos mostra, portanto, que a era dos aplicativos na sociedade de consumo e até mesmo em setores importantíssimos da economia, como o mercado financeiro, já é uma realidade, e as empresas que não forem capazes de acompanhar a corrida por soluções tecnológicas correrão sérios riscos de ter ao menos uma parcela de seus negócios comprometida. Assim como em outros setores, investir em tecnologia é indispensável para competitividade no cenário atual, inclusive no mercado financeiro.

E então, ficou mais claro como a tendência de aplicativos financeiros pode simplificar a rotina e mudar a forma como os consumidores se relacionam com os bancos? Compartilhe sua opinião e impressões por meio dos comentários!

 

 

 

Os comentários estão desativados.