Todos os anos o Google promove um grande congresso de desenvolvedores. O evento é realizado na Califórnia, EUA, e lança diversas novas invenções. Uma das novidades mais aclamadas da última edição foi o Google CardBoard, um óculos feito de pedaço de papelão.
O uso do objeto é direcionado à realidade virtual, que pode ser acessada através de uma combinação com um smartphone. O artefato ao ser integrado ao aplicativo se transforma em um dos mais baratos e interessantes óculos do mundo. O Google afirma já ter distribuído mais de meio milhão das pequenas caixas de papelão.
Nas próximas linhas, você vai ter a chance de aprender mais sobre a invenção e descobrir como usar em sua vida pessoa e até no dia a dia de sua empresa. Confira!
Para que serve o Google CardBoard
A ideia do Google CardBoard é tornar a experiência de visualização de jogos, shows e espetáculos muito mais rica e inesquecível. Existe uma seção especial na Play Store com os aplicativos idealizados especialmente para este dispositivo, e você pode facilmente baixar.
Com ele é possível garantir experiências e brincadeiras incríveis utilizando a realidade virtual ao maior número possível de pessoas. Ao aprontar o dispositivo de papelão, você pode usar o aplicativo do Project CardBoard, disponível no Android e testar algumas demonstrações, como passeios virtuais pela Terra, aumento da tela de vídeos do YouTube e outras aventuras.
Como construir o seu próprio CardBoard
Sabia que é possível construir o seu próprio óculos CardBoard? Você pode montar o dispositivo a partir de componentes simples e de baixo custo, por meio de especificações publicados pela Google. Ou pode até mesmo comprar um pré-fabricado. O visor é validado através da colocação de um aparelho na parte traseira do objeto, e a visualização através das lentes na frente.
No congresso de desenvolvedores, a equipe do Google distribuiu algumas cartelas para a montagem. Da tal cartela podia-se ser formar o visor de realidade virtual bastando fazer algumas dobraduras em uma folha de papelão e inserir peças como elásticos e um anel de ímã. Uma montagem caseira e moderna ao mesmo tempo.
Este vídeo mostra como fazer em casa:
O uso do CardBoard em empresas
Uma ideia muito interessante é o uso do Google CardBoard em recrutamentos, treinamentos e dinâmicas de grupo em empresas. As organizações podem criar ambientes fantásticos em aplicativos para imersão e outros formatos, engajando os colaboradores de uma forma única. Essa é realmente uma ótima opção para quem ampliar os resultados de seus treinamentos.
Como eu faço para testar?
Se você gostou da ideia e quer testar o Google CardBoard para seu lazer ou treinamento em sua empresa, fique sabendo que ele funciona com a maioria dos telefones Android modernos (com a versão 4.2 - Jelly Bean), ou superior com suporte a NFC. Alguns modelos totalmente compatíveis são: Moto X, Galaxy S4, Galaxy S5, Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5. Já os parcialmente compatíveis são: HTC One, Moto G e Galaxy S3. Nestes últimos, nem todas as funções do óculos CardBoard podem funcionar.
Aqui na Solvus utilizamos um iPhone 6 e um Galaxy S6 e não tivemos problemas para rodar. Utilizamos os aplicativos de realidade aumentada que são padrão do Google para testar. Caso você nunca tenha experimentado a sensação da Realidade Virtual você irá se surpreender. Para realizar os testes, compramos um CardBoard bem simples diretamente em um site brasileiro.
Então, animado para testar a nova invenção do Google? Interaja com um comentário e compartilhe sua expectativa com a gente. Teremos o prazer de responder.