O processo de desenvolvimento de aplicativo requer a utilização de metodologia capaz de organizar todo o fluxo de trabalho, de forma que os objetivos estabelecidos sejam atingidos. Muitas empresas acabam se deparando com dificuldades por não terem ainda maturidade no desenvolvimento de aplicativos e, por isso, contam com a experiência de um time de profissionais qualificados para que o sucesso do projeto seja possível.
Conhecer cases de desenvolvimento é importante para adquirir conceitos e aprender com a experiência de outros que compartilham suas melhores práticas e lições aprendidas. O exemplo sempre gera um impacto grande na curva de aprendizado.
Apresentar, então, o case Teichmann e sua solução de controle de Diesel propicia uma oportunidade de reflexão sobre a grande importância do emprego de metodologia no processo de desenvolvimento de APP e da confiança no fornecedor certo para implementação do projeto. Conheça qual foi a motivação da criação do aplicativo da Teichmann e quais os passos utilizados para atingir o sucesso com ele.
A necessidade de um aplicativo
A empresa Teichmann Agropecuária produz em São Borja – RS, arroz, soja entre outros grãos. Possui mais de cinco fazendas e cada fazenda possui uma bomba de combustível de Diesel onde todo o controle de abastecimento de mais de 50 máquinas e gerenciamento dos mesmos era feito manualmente. Imagine controlar dessa forma?
Através da análise do problema vivenciado pela Teichmann e realizada pela Solvus, foi sugerida a criação de um aplicativo Android para o controle dos abastecimentos. Assim, teve origem o aplicativo Diesel Web.
O processo de desenvolvimento de aplicativo pela Solvus segue uma metodologia já madura. Confira como ocorreu o processo no case do aplicativo Diesel Web:
Entendimento do problema
Através de duas reuniões online, foi debatida a problemática e houve o entendimento das reais necessidades da empresa. A equipe da Solvus descreveu de forma textual as necessidades, solicitou fotos dos registros, hoje feitos manualmente, e também exemplos de como desejavam os relatórios.
Propondo a solução
Depois do entendimento do problema, foram sugeridas algumas melhorias como a adição de uma FOTO como registro do abastecimento. A partir disso foi produzido um diagrama, conforme imagem abaixo, que representa o entendimento da equipe.
Foi desenvolvido um sistema online para o registro das informações e o aplicativo para o sistema operacional Android onde serão registrados todos os abastecimentos. O aplicativo também deverá funcionar off-line.
Imagem do diagrama
Codificação
Em sequência, foram desenvolvidos o Sistema Web e o Aplicativo Android. Foi escolhida a tecnologia multiplataforma, pois possibilitou uma alta produtividade para o desenvolvimento e com qualidade.
Gráfico do sistema na versão web
Mockup da tela de totalizador e horímetro do Aplicativo Web Diesel
Imagem de um totalizador e horímetro
Testes
A Teichmann possui seu próprio servidor interno. Foi instalado todo o ambiente para o funcionamento do sistema e dos aplicativos conectados. A empresa comprou celulares do modelo Moto “E” Segunda geração para a utilização dos mesmos. Foi realizada uma apresentação detalhando o uso dos aplicativos. Nessa etapa, ocorreram alguns pequenos ajustes, porém sem grandes mudanças.
Publicação e Acompanhamento
Tanto o aplicativo quanto o sistema são de uso interno por isso não foram publicados na loja do Google Play. O sistema está funcionando e é de grande ajuda para a empresa. Desde a entrega do aplicativo, já foram realizadas mais duas atualizações com novas demandas como o controle das manutenções.
Este case mostra o diferencial em selecionar o fornecedor adequado para uma solução inovadora que potencializará as operações da organização, com consequente melhoria dos resultados e maior satisfação de seus clientes.
Possui interesse no desenvolvimento de um aplicativo para sua empresa? Entre em contato conosco.