Aplicativos são ferramentas bastante populares hoje em dia. Alguns são criados para controlar a produtividade, outros para editar fotos ou apenas para entreter. Muitos deles são verdadeiros facilitadores no dia a dia das pessoas. Mas você já imaginou se apps como o Instagram tivessem ficado apenas no papel? Quanto à ideia teria valido para os seus criadores, nesse caso, Kevin Systrom e Mike Krieger? É sobre isso que falamos neste post, confira:
Quanto vale uma ideia de aplicativo?
Vamos direto ao ponto: uma ideia de aplicativo não vale nada. Você pode ter a ideia mais fantástica do mundo, mas se não fizer nada para colocá-la em ação, então ela nunca vai gerar lucro. É preciso dar vida a sua criação, dedicar tempo para fazer dela um projeto real, visualizar as suas funcionalidades, desenhar o seu layout. Mais do que isso, é preciso pensar no público-alvo e nos valores que serão, ou não, cobrados.
Uma ideia só tem valor financeiro quando implementada. Por isso, se você pensou em um app que poderia ser útil ou interessar a outras pessoas, procure tirá-lo do papel. Existem, de fato, muitas oportunidades abertas na área. Podemos citar alguns aplicativos que fizeram dos seus donos milionários: Instagram, Snapchat e WhatsApp são alguns exemplos notáveis. Coincidentemente, todos estes são apps gratuitos para os usuários.
Um exemplo famoso e real: WhatsApp
Isso quer dizer que é possível ganhar dinheiro com o seu aplicativo, mesmo que o seu download seja gratuito. Depois que o app ganha relevância, ele fica na mira de grandes empresas. Nesse caso, é possível vendê-lo por um valor bem alto. Foi esse o caso do WhatsApp, vendido ao Facebook por 22 bilhões de dólares.
O serviço de troca de mensagens anunciou recentemente que o aplicativo será completamente gratuito, sem limite de tempo. Como o Facebook pretende obter lucro com o WhatsApp? Com a venda de um serviço especial para empresas, que poderão usar uma plataforma digital para se comunicar rapidamente com os seus clientes.
Existem algumas outras formas de monetizar o seu aplicativo. A venda de espaços para anúncios é uma delas.
Quanto vale uma ideia de aplicativo implementada?
Se uma ideia não vale nada, uma ideia implementada pode valer muito. Não existem limites para as possibilidades de ganhos financeiros que podem ser obtidos com um aplicativo. Você pode ganhar por download feito em smartphones e tablets ou esperar a relevância do seu aplicativo crescer e vendê-lo para alguma empresa. Também pode criar uma ferramenta que ajude a facilitar o cotidiano de uma empresa, por exemplo. Se você for dono do lugar, pode ser beneficiado pelo aumento na produtividade dos colaboradores.
Mas para que qualquer um destes cenários se torne realidade, é necessário tirar o seu app do campo da imaginação. Planejar as suas funcionalidades, pensar no seu layout: aí sim, a sua ideia pode gerar bons rendimentos!