Notificações em aplicativos não só são uma boa ideia, como são elementos necessários para garantir a interação com o usuário. Além disso, estas pequenas mensagens, enviadas para quem baixa e utiliza o seu aplicativo ajudam a promover produtos e serviços. Por isso, é altamente recomendado que durante o desenvolvimento do seu aplicativo você planeje quais serão os alertas programados e quais são os melhores momentos para enviá-los. Falamos mais sobre este assunto abaixo. Acompanhe:
Porque colocar notificações no seu aplicativo
As notificações podem ter diferentes utilidades para você e também para quem usa o seu app. Podem ser programados alertas para quando alguém fica muito tempo sem utilizá-lo, por exemplo. Esta é uma ótima maneira de garantir a retenção de quem baixa o seu aplicativo.
Existem inúmeros apps disponíveis no mercado, certo? É comum as pessoas baixarem algumas opções em seus smartphones e manterem apenas aqueles com que mais se identificam. Acontece que, entre tantos aplicativos baixados no celular, pode ser que o seu fique esquecido. Use as notificações para lembrar as utilidades do seu app. Um aplicativo de produtividade, por exemplo, pode enviar alertas com frases motivacionais para que a pessoa se inspire a melhorar o seu rendimento no trabalho.
Notificações não só ajudam a aumentar a retenção de quem baixa o seu app, como também são importantes para garantir a interação com o usuário. Use esta funcionalidade para enviar dicas e mensagens usando uma linguagem que realmente se comunique com o seu público-alvo.
Além disso, você pode aproveitar o recurso para promover produtos e serviços. Envie notificações avisando sobre promoções e novidades. Você também pode convidar o usuário a conhecer a versão paga do seu aplicativo ou a explorar outros recursos além dos básicos.
O melhor de tudo é que só recebe o alerta quem ativa esta funcionalidade. Ou seja, não há risco de que as mensagens incomodem o usuário, porque ele escolheu recebê-las.
Quando enviar notificação ao usuário
É preciso ter cuidado para não exagerar no envio das mensagens. É importante lembrar que as pessoas já recebem um bom volume de notificações diariamente: novas mensagens, interações nas redes sociais, avisos de recebimento de e-mail e por aí vai. Por isso, é importante avaliar a importância de cada notificação enviada. Lembretes para que o usuário volte a interagir com o seu app, por exemplo, são bacanas, mas não devem ser enviados todo dia.
O marketing direto, proporcionado pelas notificações, também deve ser aproveitado, mas bem dosado. Opte por uma frequência que não incomode as pessoas que usam o seu app. Nesse caso, o interessante é enviar notificações de novidades que realmente possam ser úteis para quem as recebe.
É muito mais provável que alguém leia uma notificação enviada pelo app do que um e-mail marketing, por exemplo. A informação pula na tela, o usuário lê e, se for interessante para ele, responde com alguma ação (entrando no app ou comprando um produto, por exemplo). Aproveite este recurso para reter mais usuários no seu aplicativo, para interagir mais com estas pessoas e para promover os seus produtos!
O que você acha das notificações enviadas pelos aplicativos? Deixe a sua opinião nos comentários.