Uma empresa que para no tempo dificilmente se mantém competitiva no mercado. Para manter o interesse do cliente é preciso estar de olho nas tendências, pesquisar novas tecnologias, reciclar estratégias de vendas e oferecer novidades. Além disso, é necessário adaptar processos a ferramentas modernas para garantir produtos de qualidade, fabricados de forma ágil e rentável.
Mas como inovar no negócio? Esta é uma dúvida comum entre empreendedores. É preciso buscar formas de melhorar os processos produtivos e oferecer produtos diferentes, mas sem perder as características que identificam a marca. Confira três maneiras de fazer isso:
Como trazer novidades para o seu negócio
1. Por meio de novos processos
Sua empresa ainda usa os mesmos processos da época em que foi fundada? Talvez seja hora de buscar novas formas de cumprir as atividades. Uma boa ideia é fazer uma análise anual de como está a produtividade do negócio e de que maneira os processos existentes contribuem para isso. Se um processo parece não funcionar mais, é necessário buscar novas estratégias para substituí-lo.
Vale lembrar: para que a empresa tenha êxito no mercado, é preciso perder o medo de experimentar coisas novas. Que tal provar um método diferente para fazer a contabilidade da empresa, por exemplo? Conte sempre com registros que ajudem a avaliar os resultados obtidos por ambos os métodos (ou seja, o antigo e o novo processo). Assim, você tem uma boa noção de qual estratégia traz mais vantagens para a empresa.
2. Por meio de ferramentas tecnológicas
Hoje em dia, a tecnologia facilita muito a comunicação nas empresas. Inove promovendo melhorias no diálogo com o consumidor! Tablets e smartphones são dispositivos móveis que já fazem parte do dia a dia das grandes organizações. Não é para menos: eles possibilitam o uso de redes sociais como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Muitos clientes utilizam estes canais para tirar dúvidas, acompanhar as novidade da empresa e concluir compras.
Não deixe que a sua empresa fique para trás por não apostar nas facilidades proporcionadas pelos dispositivos móveis associados às redes sociais. Inclua estes aparelhos no plano de gestão da empresa e mostre aos consumidores que a sua marca está ligada nas tendências do mercado e atenta às preferência do consumidor.
3. Por meio da criação de um novo produto
Também é preciso surpreender os clientes da empresa com novidades nos produtos comercializados. Vamos usar como exemplo uma fábrica de chocolates que venda, tradicionalmente, chocolates ao leite. Nesse caso, é possível inovar criando versões de morango ou de maracujá doce. Para testar a aceitação do público, estas podem ser linhas especiais - de natal ou dia dos namorados, por exemplo. Se a linha for um sucesso, ela pode entrar para os produtos fixos da empresa. Já uma empresa de tecnologia, pode buscar novas soluções para atender necessidades diferentes. Uma boa fonte para ter ideias são os próprios clientes - você pode fazer uma pesquisa para descobrir o que o seu sistema ainda não atende e o que os consumidores gostariam de ver - e o mercado de TI - que pode servir como uma boa fonte de inspiração.
Garanta o crescimento da sua empresa: não deixe que ela pare no tempo! Use as novas tecnologias como aliadas no desenvolvimento do seu negócio.