Os aplicativos são ferramentas que ajudam a deixar o dia a dia muito mais prático e produtivo. Existem apps desenvolvidos para melhorar o gerenciamento do tempo, para facilitar a troca de mensagens e para simplificar o registro de informações, entre outros exemplos. Todos os dias surgem novas ideias de ferramentas que poderiam ser usadas para otimizar a vida de pessoas e para melhorar processos em empresas. Infelizmente, nem todas elas saem do papel.
Você já teve alguma ideia de app que poderia facilitar o seu trabalho ou que faria diferença do dia a dia de outras pessoas? Que tal desenvolvê-lo e começar a usufruir os benefícios desta ideia? Para ajudar, enumeramos quatro passos fundamentais para tirar o aplicativo do papel, confira:
4 passos para começar a desenvolver a sua ideia de aplicativo
1. Defina o modelo de negócios
Antes de formalizar a ideia do aplicativo, é recomendado criar um modelo de negócios para sua ideia. Este é um documento em que devem constar conceitos que ajudem a identificar qual é o valor que o aplicativo terá para o público para o qual é destinado - seja um público interno (colaboradores da empresa) ou externo. Procure responder perguntas como:
- Qual é o conceito do aplicativo
- Como ele será estruturado
- Qual é o orçamento destinado ao desenvolvimento do aplicativo
- Qual é o diferencial da sua ideia (o que o aplicativo trará de novo que ainda não existe no mercado)
Este é o primeiro passo para começar a estruturar o plano de desenvolvimento para tirar a sua ideia do papel. Saiba mais sobre modelo de negócios neste link.
2. Busque referências no mercado
O próximo passo é procurar referências em aplicativos que já estejam no mercado. Dessa maneira você pode aprender com outros idealizadores de apps. Estude cases como o aplicativo SC Noivas e Festas, desenvolvido pela Solvus. Neste caso, a ideia era criar uma ferramenta que resolvesse um problema comum entre pessoas que planejam se casar: como encontrar os melhores fornecedores para realizar a festa. Em parceria com a empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos, a empresária Adriana Zimmermann Kohler, autora da ideia, conseguiu criar uma solução em apenas seis passos. Acesse o link para saber detalhes do processo.
3. Faça mockups
Mockups são modelos utilizados para fazer demonstrações de produtos. No caso dos aplicativos, são desenhos de telas usados para definir como serão organizadas as principais funções da ferramenta. Faça esboços de como você imagina que serão as telas do sistema e de como serão alinhados o menus e as demais funcionalidades do seu app. Nessa etapa, você consegue visualizar melhor como a sua ideia ficará depois de pronta!
4. Contrate uma empresa especializada no assunto
Agora que você já tem definido qual é o valor da sua ideia, já estudou cases de sucesso e já tem uma boa ideia de como espera que sejam as telas do aplicativo, o próximo passo é iniciar a programação. Para isso, procure uma empresa especializada no assunto, com experiência para captar a sua ideia e transformá-la em uma ferramenta eficiente. A Solvus é uma empresa com know-how para desenvolver aplicativos para sistemas IOS e Android - tanto para smartphones quanto para tablets. É uma solução completa para tirar o seu app do papel!
Quer conhecer mais aplicativos desenvolvidos por empresas para se inspirar? Conheça o portfólio da Solvus.