Empreendedorismo – a palavra, que tem motivado milhares de pessoas a mudar de vida, também tem afastado outras tantas de seu sonho, e por um motivo muito simples: falta de planejamento e organização. Para um empreendimento ter chances de ser bem sucedido, o primeiro passo deve ser, portanto a definição do seu modelo de negócio.
É então que serão desenvolvidos vários conceitos do negócio em si, de sua estrutura, sobre as necessidades as quais você pretende suprir e sobre quem são os detentores destas necessidades, a forma pela qual pretende manter seu empreendimento competitivo, a forma como seus clientes conhecerão a solução que você está oferecendo para as suas necessidades, e o que, afinal, você tem a oferecer de novo ao mercado. Para isso, você conta com algumas ferramentas.
Partindo do abstrato para chegar ao concreto
É, portanto, um documento que começa de forma abstrata, da discussão de ideias, de sugestões, pesquisas sobre a entrega de valor a shareholders (acionistas), stakeholders (colaboradores) e público-alvo. Nele reina a informalidade a favor da criação, havendo uma verdadeira brincadeira, um brainstorm sobre todas as possibilidades – viáveis ou não, descobertas através de tentativas e erros – antes que o negócio em si seja formalizado. É a hora de antecipar problemas e soluções, de estudar propostas parecidas de outras empresas e suas “saídas”, de testar entre a sua network.
Business Model Canvas
Pense que é o modelo de negócio que irá direcionar seu empreendimento de forma irreversível, determinando a estrutura de capital no futuro – mas pode ser usado também na reestruturação de um negócio que não vai bem. É o caso do Business Model Canvas, o modelo de planejamento estratégico que mais tem obtido resultados positivos, com cases de sucesso famosos: Peixe Urbano, Nespresso, Ipod, por exemplo.
Além de ser fácil de usar ele dispõe de diversas ferramentas que ajudam ainda mais a desenvolver suas ideias e fazer o planejamento da sua nova empresa. Basicamente, você deve responder a nove perguntas, dispondo as respostas em um quadro como se estivesse colando post-its. O grande lance é que todas as hipóteses podem estar sempre sendo testadas e, caso necessário, alteradas para melhor alcançar os objetivos corporativos.
Assim, você deverá responder se você realmente tem uma proposta de valor, ou seja, se o seu produto é único no mercado; quem é o cliente final; qual é realmente o seu produto ou serviço; se há necessidade de parcerias estratégicas, quais são elas e quais serão os seus papéis; qual a sua estrutura de custos; qual será a sua fonte de receita; quais seus recursos ou serviços de base; como será feito o relacionamento com o cliente e quais serão os canais de distribuição e comunicação.
Ferramentas podem ser acessadas online
O Sebrae oferece um modelo, a ferramenta Sebrae Canvas, que pode acessada de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando para isso o empreendedor fazer um cadastro e começar a usar. Os post-its podem ser arrastados e organizados da forma que for mais conveniente, mas a ferramenta também permite que sejam criados quantos post-its forem necessários para o modelo da sua empresa. Ou seja, você não precisa se limitar a nove perguntas, dependendo da complexidade do seu negócio. Outra vantagem é a possibilidade de avaliação, comentários e compartilhamento, propondo total integração entre os usuários em uma verdadeira comunidade Canvas.
Não deixe seu empreendimento morrer na praia, comece o planejamento da sua empresa da forma certa, elaborando um modelo de negócio para guiar todos os seus passos pelo caminho mais seguro, dando forma sólida às suas ideias.
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