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4 coisas que você precisa saber para publicar um aplicativo na Apple Store e Google Play

05 fev 2016

Dúvidas-na-Publicação-de-Aplicativos-Google-Play-e-Apple-Store

Uma dúvida bastante comum dos nossos clientes é sobre como funciona a publicação nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Quais são os custos para a publicação? E os prazos para publicação dos aplicativos? Por isso, levantamos estas e outras dúvidas e trouxemos elas resumidas para vocês.

O que preciso para publicar um aplicativo?

Apple Store

Para publicar um aplicativo na Apple Store, você precisa inicialmente criar uma conta de desenvolvedor, que permite que você publique aplicativos. Porém, caso você queira publicar através da sua empresa, você precisará do DUNS Number da empresa - este número é como se fosse um "CNPJ" global em que a Apple acredita. Esse número é gerado pela consultoria Dun & Bradstreet. Esse código pode ser conseguido gratuitamente através do envio das informações da sua empresa, e leva cerca de 30 dias úteis para ser gerado. Porém, existem alguns planos que você pode contratar que diminuem esse tempo. Obs.: pessoas jurídicas do tipo MEI não podem requerer o DUNS Number.

Google Play

Na loja para aplicativos Android o cenário é mais simples - você precisa apenas criar uma conta de desenvolvedor na loja, sem nenhuma outra exigência.

Quanto custa publicar um aplicativo?

As duas lojas diferem no modo de cobrança para a publicação de aplicativos.

Apple Store

Quando você criar uma conta como desenvolvedor, a Apple fornecerá algumas opções para cadastro:

  • Individual - U$99 / por ano (R$ 352,75)*

    Para desenvolvedores ou pessoas físicas.
  • Organization- U$99 / por ano (R$ 352,75)*

    Para empresas que querem publicar aplicativos. Nesse tipo de cadastro, é necessário o DUNS Number da empresa.
  • Enterprise Program- U$ 299 / por ano (R$ 1.065,38)*

    Para empresas que querem publicar aplicativos. Nesse tipo de cadastro também é necessário o DUNS Number, porém, o que diferencia do programa anterior é que, com esse tipo de conta, você poderá publicar aplicativos internos para sua empresa. Ex: Aplicativo de chat exclusivo da empresa que não deve ficar publicado na Apple Store.

 Google Play

Para a loja da Google, o processo é mais barato e simples. O custo para a publicação é de U$ 25 (R$ 89,08)*, pago apenas uma vez. Ou seja, você precisa pagar apenas uma vez para publicar quantos aplicativos desejar. * cotação do dólar do dia 27/08/2015

Quanto tempo demora para publicar um aplicativo?

Apple Store

Em média 15 dias - A loja da Apple possui um processo mais burocrático na publicação de aplicativos em suas lojas. Toda revisão ou lançamento de aplicativo passa por um processo demorado de aprovação. Caso seu aplicativo tenha uma data específica para publicação, evento de lançamento, feira, etc, você pode solicitar uma publicação diferenciada, demonstrando a data do seu evento, explicando os reais motivos dessa exceção e, com isso, conforme o site deles, existe a chance do período ser menor.

Google Play

Média 4 horas - Novamente a loja do Google é menos burocrática que a da Apple. No mesmo dia da publicação, você já terá seu aplicativo publicado na loja sem maiores problemas.

Quanto que eu ganho com um aplicativo que eu vender?

Caso você queira vender um aplicativo e o preço na loja é, por exemplo: R$ 0,99, e vender 1000 cópias do seu aplicativo, você irá receber R$ 693 ao invés dos R$990 que você provavelmente calculou. Todas as lojas cobram uma taxa para administração das vendas e, nesse cenário, é o único ponto onde as lojas são iguais, onde cobram 30% do valor do aplicativo de taxa. Outro ponto a ser considerado: você receberá esse valor apenas 30 dias após o faturamento da compra do seu aplicativo.

RESUMO

 

 Apple StoreGoogle Play
DUNS NumberSimNão
Custo médioR$ 352,75 / por anoR$ 89,08
Tempo médio para publicação15 dias4 horas
Taxa por aplicativo vendido30%30%

 

4 respostas para “4 coisas que você precisa saber para publicar um aplicativo na Apple Store e Google Play”

  1. Boa Terde!

    Gostaria de parabeniza-lo pelo artigo.
    Mas continuo com uma dúvida pertinente. Se o app for disponibilizado para download gratuito, as lojas não ganham nada sobre ele? Por exemplo: Um app que trabalha com download gratuito porém lucra com os espaços destinado a publicidade.
    A loja neste caso ganha uma porcentagem também sobre este lucro? Ou é possível receber este dinheiro por fora da administração da loja, utilizando um sistema de cobrança como paypall?

    Att.

    • Isso é um problema. Recebi um e-mail de uma empresa de SP que diz ser uma corretora que faz essa intermediação, mas não tive coragem de mandar os documentos e não recebi nada até agora.

      • No caso da App Store, eles trabalham com uma corretora operadora de cambio que seria uma empresa que compra seus dolares . O pagamento é feito a partir do momento que o valor devido (Proceeds) ultrapassar US$150 no caso de conta no Brasil. A data de pagamento é informada no relatorio financeiro mensal.
        Se a Apple fizesse uma transferencia wiring por um banco, com certeza as taxas de remessa internacional e comissão acabariam com seu rendimento.